Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

CURTAS

18º Curtas Vila do Conde, 3-11 Julho 2010

Regulamento

A INSCRIÇÃO DE UM FILME NESTE FESTIVAL IMPLICA A ACEITAÇÃO DESTE REGULAMENTO!

1. Obras admitidas a concurso

Animações, Documentários, Filmes Experimentais, Ficções e Vídeos Musicais, em 16mm, 35mm ou Vídeo (BETACAM SP/Pal, MiniDV, DVCAM, Betacam Digital, HDV ou ficheiros digitais de resolução máxima 1440x1080px), produzidos em 2009 ou 2010, de duração inferior a 60 minutos, de preferência com legendas em Português ou Inglês.


2. Secções competitivas e Prémios

Competição Nacional e Internacional
O Júri desta competição será composto por profissionais reconhecidos que atribuirão os prémios abaixo mencionados.

- Grande Prémio Cidade de Vila do Conde
- Prémio Animação
- Prémio Manoel de Oliveira para Documentário
- Prémio Ficção
- Prémio para a Melhor Curta Metragem Portuguesa

Além dos prémios atribuídos pelo Júri, o público do Festival premiará o filme com melhor média de votação de entre todos os concorrentes das competições Internacional e Nacional.

- Prémio do Público

Nota: A competição Take One!, para filmes de escolas nacionais) é alvo de regulamento específico.

Competição Vídeos Musicais
Dedicada a vídeos musicais seleccionados entre os mais recentes da produção portuguesa e internacional também com um júri específico que atribuirá:

- Prémio Melhor Vídeo Musical

Competição Experimental
Esta competição é dedicada a filmes experimentais e em particular aos que evidenciem novas abordagens à imagem, som, música e às suas articulações possíveis. O Júri desta competição será composto por profissionais reconhecidos e atribuirá:

- Prémio Melhor Filme Experimental

Competição Curtinhas
Esta competição é dedicada a filmes infantis para maiores de 3 anos, e o seu júri é composto por um grupo alargado de crianças dos 7 aos 13 anos, que atribui o:

- Prémio Curtinhas

Nota: A Comissão de Selecção, no período imediatamente subsequente às decisões finais quanto às competições Nacional e Internacional, procederá à selecção para estas secções competitivas (Experimental e Curtinhas).

3. Admissão à pré-selecção

É indispensável o preenchimento completo de um formulário ‘online’ no nosso site e o envio de uma cópia do filme para visionamento.

Inscrição online

Logo à partida, deve registar-se como utilizador pelo que recebe, no seu e-mail, os dados de acesso. Após registo, pode aceder a um formulário de inscrição que deve ser preenchido com os dados de cada filme e enviado para o Festival. Receberá automaticamente um número para cada inscrição efectuada. O número de inscrição deverá identificar a cópia DVD (preferível) ou VHS a enviar por correio para a morada do Festival. Poderá ainda, utilizando os seus dados de acesso, aceder aos dados da inscrição para verificação e eventuais correcções.

Em caso de dúvida deverá contactar o Festival através
do email submissions@curtas.pt,
do fax +351 252 248416,
ou dos telefones +351 252 638025 / 646516.
A pessoa responsável pelas inscrições é SÉRGIO GOMES.

Todos os pacotes deverão ser endereçados a:

18º Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Auditório Municipal, Praça da República
4480-715 Vila do Conde
Portugal

Deverão conter de forma bem visível a inscrição "SEM VALOR COMERCIAL".

A cópia de visionamento deverá conter legendas em português, inglês, espanhol ou francês, sempre que existam diálogos ou comentários noutras línguas.

Data limite de recepção no Festival

5 de Abril de 2010 (para a Competição Internacional)
ou 24 de Maio de 2010 (para a Competição Nacional).

4. Selecção

A Direcção do Festival informará os realizadores dos filmes seleccionados e os contactos das respectivas cópias até 18 de Maio de 2010, no caso da Competição Internacional, ou até 8 de Junho de 2010, no caso da Competição Nacional.
Logo após a notificação de selecção, é obrigatório o envio imediato para o Festival de uma fotografia do filme para o Catálogo e do texto dos diálogos do filme (em Português ou Inglês) para a legendagem.
A falta de notificação de selecção de filme por parte da Direcção do Festival até essas datas (consoante o caso) significa que o respectivo filme não foi seleccionado para o 18º Curtas Vila do Conde. No entanto, serão envidados esforços para que todos os candidatos sejam informados do status dos seus filmes.

O prazo de recepção no Festival da cópia em filme (16 ou 35mm) ou do suporte digital ou cassete de vídeo, em simultâneo com eventual material publicitário ('press-releases', cartazes, etc.), é 14 de Junho de 2010 (no caso da Competição Internacional), ou 21 de Junho de 2010 (no caso da Competição Nacional).

Critérios de Selecção

A Direcção do Festival considerará todos os candidatos a selecção desde que cumpram as condições de admissão.

Para selecção da Competição Internacional terá sempre em consideração um critério geral de qualidade atendendo também à preferência por estreias mundiais ou nacionais e por filmes cuja divulgação seja considerada do maior interesse.

Na Competição Nacional a Comissão de Selecção atenderá, sobretudo, a um critério de qualidade e privilegiará os filmes em estreia absoluta ou, pelo menos, nacional. No caso dos filmes incluídos na programação festivais nacionais até à data de realização do 18º Curtas Vila do Conde, a Comissão de Selecção reserva o direito de analisar e decidir sobre cada caso. Para este efeito, serão relevantes o número e tipologia de eventos nos quais cada filme terá participado.

Todos os filmes inscritos participam no 15º Mercado da Curta Metragem, onde será possível o visionamento por parte dos profissionais devidamente acreditados.

5. Disposições importantes

Os custos de transporte para o Festival das cópias DVD e, depois, das de 16 ou 35mm ou do suporte digital ou cassete de vídeo, são a cargo dos concorrentes.
Em ambos os casos, nas respectivas embalagens, terá de ser bem visível a inscrição SEM VALOR COMERCIAL/NO COMMERCIAL VALUE.
Qualquer filme recebido à cobrança do Festival será reenviado à cobrança no destino.
Os custos exclusivamente de transporte do reenvio das cópias em 16mm ou 35mm ou cassete BETACAM-SP/Pal serão suportados do Festival.
Todos os filmes encontram-se a coberto de seguro desde a sua recepção até ao seu envio pelo Festival.
O Festival só reenviará as cópias DVD dos filmes não seleccionados se tal for o desejo manifestado na Ficha de Inscrição e só mediante o respectivo pagamento pelo destinatário.
Excertos dos filmes seleccionados poderão ser exibidos em canais televisivos ou difundidos através do website num contexto de promoção do Festival.

6. 15º Mercado da Curta Metragem

Todos os filmes inscritos no Festival, seleccionados ou não para as competições, participarão automaticamente 15º Mercado da Curta Metragem, dirigido exclusivamente aos profissionais convidados do Festival, de 5 a 9 de Julho 2010.

7. Excepções e situações não previstas

A Direcção do Festival reserva o direito de ponderar e decidir sobre qualquer questão omitida neste regulamento e a decidir, em circunstâncias excepcionais, a inclusão de um filme que não o respeite integralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário